sábado, 12 de março de 2011

A criopreservação e as técnicas de PMA

A criopreservação é um processo pelo qual é possível conservar materiais biológicos, para posterior utilização. Os materiais são colocados em meio azotado, a -196°C. Existem duas técnicas principais de criopreservação: o congelamento rápido e controlado e a vitrificação associada a um congelamento instantâneo.
Deste modo, a criopreservação pode associar-se aos tratamentos de infertilidade (IIU, FIV e ICSI), podendo o casal recorrer ao congelamento de ovócitos, espermatozóides e embriões.
Os embriões viáveis, resultantes da FIV ou ICSI, que não são transferidos para a cavidade uterina, denominados de excedentários, são conservados para posterior transferência embrionária, permitindo assim, outra tentativa de gravidez sem recurso a uma nova terapêutica de estimulação ovárica e de colheita de ovócitos. Portanto, este processo é vantajoso para o casal caso haja um novo ciclo de tratamento.
A criopreservação de esperma ou de ovócito tem como principal objectivo preservar a fertilidade masculina ou feminina e está indicada em algumas situações clínicas, nomeadamente do foro oncológico, antecedendo a quimio e/ou radioterapia.

Imagem retirada de  http://images.sciencedaily.com/2008/09/080910090825-large.jpg

Fonte:
http://www.cemeare.pt/terapeutica.html

1 comentário:

  1. Olá, para saber mais sobre o processo de criopreservação recomendamos uma visita ao nosso site, em http://www.crioestaminal.pt. Neste podem descobrir como se processa a recolha do sangue do cordão umbilical, o seu potencial terapêutico e as aplicações actuais, entre outros. Acompanhem-nos também no Facebook, em http://www.facebook.com/paginacrioestaminal & http://www.facebook.com/crioestudante.

    ResponderEliminar