domingo, 17 de abril de 2011

Os pequenos momentos de alegria

A jornada de um casal infértil é marcada por diversos sentimentos, muitas vezes opostos. Estes sentimentos podem ir desde a raiva, tristeza ou desespero pelo insucesso de um ciclo de tratamentos à alegria e esperança durante os 15 dias que separam a transferência embrionária do teste de gravidez. É precisamente neste período de alegria que nos queremos focar.
O tempo de espera pela confirmação da gravidez pode tornar-se num período de grande ansiedade para o casal.
Porém, apesar de toda a apreensão, estes são dias de felicidade para o casal, em particular para a mulher, precisamente porque se sente “grávida” tal como as outras mulheres que vê à sua volta. Sente-se uma mulher normal.
Como foram parte integrante nas principais etapas do tratamento, a esperança no sucesso da técnica de PMA ainda é maior para estas mulheres. A sensação de felicidade vai, assim, crescendo à medida que as diferentes etapas da técnica vão sendo completadas (amadurecimento dos óvulos, punção folicular, fecundação e desenvolvimento dos embriões em incubadoras e transferência embrionária).

E, nesses quinze dias, aí é que não há apelo nem agravo: estás MESMO grávida. O sonho da tua vida. Está dentro da tua barriga. Não pensas noutra coisa.
(...) O grande problema é que isto não costuma mesmo durar mais que quinze dias.
O que toda a gente quer esquecer sobre as FIVs é que a probabilidade de sucesso é de uma em seis.
in A Dor Secreta da infertilidade
Durante esta quinzena, todos os que rodeiam estes casais têm para com estes a empatia e atenção que não existe nos outros momentos da jornada destes. Todavia, nem sempre as técnicas de PMA são bem sucedidas e o teste de gravidez revela o insucesso do tratamento. Apesar de todos os esforços físicos, psicológicos e, muitas vezes, financeiros, a tão desejada gravidez não é alcançada. Toda a esperança e felicidade cimentadas ao longo do ciclo são destruídas, restando um grande vazio. Por vezes, as mulheres sentem-se culpadas pelo falhanço, o que ainda as desgasta mais emocionalmente.
Como se não bastasse, toda a simpatia social desaparece, sentindo os casais novamente que estão deslocados da sociedade.
Ainda assim, e tendo consciência de que o insucesso da técnica de PMA é uma hipótese bem real, a realização de um ciclo de tratamentos, em particular a última fase, é, frequentemente, um período de alegria e de esperança, não fosse esta a única forma de concretização do sonho de paternidade/maternidade de muitos casais inférteis.

Imagem retirada de http://www.dicasdamulher.com.br/gravidez/mulheres-inferteis-tratamento-para-engravidar
Fontes:
MARUJO, Helena Águeda – A Dor Secreta da Infertilidade – história de uma mulher que não pode ter filhos. Lisboa : Editorial Presença, 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário