domingo, 24 de abril de 2011

A dor dos homens

Sendo a mulher o membro do casal que participa mais activamente nos ciclos de tratamentos, dado que grande parte das etapas a envolvem, é natural que a vertente emocional masculina tenda a ser desvalorizada, mesmo por aqueles que olham com atenção este problema.
Para além disso, os homens, de um modo geral, não exteriorizam tanto os seus sentimentos como as mulheres. No entanto, a ausência de conversas sobre o problema e o decorrer de um tratamento não significa de todo que o homem não se interessa pelo passo que estão a dar na sua luta por um filho. Simplesmente, os homens tendem a sofrer em silêncio.
A infertilidade tem várias implicações na concepção que um homem tem de si próprio, mas, principalmente, na forma como a sociedade o encara enquanto “homem”.
Para uma mulher, ser infértil é um grande desgosto e pode ser uma frustração terrível; mas, para os homens, é pura e simplesmente uma vergonha imperdoável.
In A Dor Secreta da infertilidade
Apesar de nos encontrarmos no séc. XXI, a infertilidade masculina ainda é associada a falhas na sua virilidade. Para a sociedade, um homem infértil é impotente. Desde modo, muitos não assumem o seu problema, com receio de que a sua masculinidade seja posta em causa.
Ao contrário das mulheres inférteis, os homens não vêem nos outros com o mesmo problema alguém que pode realmente compreender a sua dor. Tendem, antes, a guardar toda a dor, humilhação e vergonha que sentem para si próprios.
Apesar de silenciosa, a dor dos homens inférteis é real.
Imagem retirada de http://www.corposaun.com/page/61/

Fontes:
MARUJO, Helena Águeda – A Dor Secreta da Infertilidade – história de uma mulher que não pode ter filhos. Lisboa : Editorial Presença, 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário