domingo, 10 de abril de 2011

Infertilidade: a vertente emocional

Muitos são os casais que têm como projecto de vida comum a constituição de uma família. Para além disso, o desejo de procriar resulta de um profundo instinto de perpetuação da espécie humana. A concepção e consequente constituição de família são, por isso, vistas como algo natural pela sociedade. No entanto, a concepção pode ser difícil de alcançar devido a problemas de fertilidade. Ora, o adiamento do sonho destes casais por tempo indeterminado tem grandes repercussões, quer na vida do casal, quer na forma como este e cada um dos seus membros interage com o meio que os rodeia.

O mundo em volta destes casais parece ser um lugar fértil do qual foram excluídos, levando-os, mesmo, a afastar-se de eventos sociais onde possam encontrar mulheres grávidas ou crianças pequenas.1
A incapacidade de conceber pode, portanto, despoletar sentimentos de raiva, tristeza e desespero.
Infelizmente, a postura da sociedade face à realidade dos casais inférteis está longe de ser a melhor. Na verdade, a ignorância, a falta de conhecimento e o alheamento que revela em relação a este problema resultam na incompreensão social que leva estes casais a isolarem-se ainda mais. São excluídos, particularmente as mulheres, por não se encontrarem dentro dos padrões “normais” definidos pela sociedade.
Não obstante, a jornada destes casais pode ser também preenchida por momentos de esperança, graças aos tratamentos de infertilidade.
Os tratamentos de infertilidade, nomeadamente as técnicas de PMA, constituem as melhores hipóteses para o concretizar deste profundo desejo de constituir família. A Medicina da Reprodução é, por isso, mais do que uma simples prática médica, é a medicina do sonho.
Porém, a realização destes tratamentos nem sempre trás os resultados esperados, pelo menos não com a rapidez que estes casais desejariam. O percurso dos casais que efectuam estes tratamentos pode, por isso, assemelhar-se a uma montanha russa de emoções.

Imagem retirada de http:// http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/nosvencedores/?k=Elsa-Ferreira---Vencer-a-infertilidade.rtp&post=31303

1 in Compreender a Infertilidade
Fontes:
WARDLE, Peter; CAHILL, David - Compreender a Infertilidade. Porto : Porto Editora, 2010
MARUJO, Helena Águeda – A Dor Secreta da Infertilidade – história de uma mulher que não pode ter filhos. Lisboa : Editorial Presença, 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário