segunda-feira, 9 de maio de 2011

Comportamentos de risco que potenciam a infertilidade e atitudes de prevenção

A incidência de infertilidade tem vindo a aumentar com o passar dos anos, pelas mais variadas razões, desde o adiamento do projecto parental, dando prioridade à vida profissional, à obesidade, que, actualmente, também se encontra em taxas altas. Deste modo, os indivíduos têm que se informar correctamente de todos os comportamentos de risco que podem potenciar a infertilidade.
Na nossa sociedade há cada vez mais jovens a tomarem estas atitudes consideradas de risco. Sabe-se que, por exemplo o tabaco, o álcool e as drogas são substâncias que diminuem drasticamente a fertilidade e cada vez mais os jovens são sujeitos e aliciados para estes comportamentos.
Por outro lado, existem outras atitudes que muito podem comprometer não só a saúde, como a fertilidade. No caso das raparigas, a maioria delas não sabe que aquando das primeiras relações sexuais deve ser vigiada e seguida por um ginecologista, por inúmeras razões. Uma delas é devido às relações desprotegidas, em que há o risco de transmissão de infecções, como por exemplo a clamídia, em que esta é uma das causas de infertilidade. Uma boa atitude de prevenção de infertilidade é, portanto, ir a consultas de ginecologia e se praticar relações sexuais, estas serem protegidas. Para além do referido, ter uma alimentação equilibrada irá ajudar a que mantenham um peso saudável e que, previnam a infertilidade, entre outras atitudes que devem ser tomadas de forma a promover a fertilidade.

 Imagem retirada de http://www.perspirationjournal.com/wp-content/uploads/2010/05/youth_drinking_wideweb__470x3140.jpg
 

Sem comentários:

Enviar um comentário