domingo, 27 de fevereiro de 2011

Infertilidade: Qual a importância da primeira consulta?

A infertilidade de um casal pode dever-se ao factor masculino, feminino ou a problemas em ambos os membros do casal. Mas como diagnosticar a(s) causa(s) da infertilidade?
Para um correcto diagnóstico, é necessário abordar vários aspectos da vida do casal, como os ciclos menstruais da mulher, os antecedentes médicos, os estilos de vida, as profissões, os possíveis traumas e uma caracterização da actividade sexual do casal.
A primeira consulta é, por isso, fundamental, dado que é nela que o médico irá decidir se o casal precisa de algum acompanhamento psicológico ou não.
Pode ser recomendada a realização de alguns exames, como o espermograma ou espermocultura, para se investigar eventuais causas masculinas. Já para a determinação das causas femininas pode recorrer-se à ecografia, histerossalpingografia ou laparoscopia, sendo que os factores femininos podem ser ovulatórios, cervicais, uterinos ou tuboperitoneais (relativos às trompas de Falópio).
Na maioria dos casos, os exames permitem diagnosticar a origem dos problemas de fertilidade, levando os médicos especialistas optar pelos melhores tratamentos a efectuar.

Sem comentários:

Enviar um comentário